EXPERIÊNCIA DO CLIENTE E MÍDIA EXTERIOR: Por que um completa o outro?

EXPERIÊNCIA DO CLIENTE E MÍDIA EXTERIOR: Por que um completa o outro?
30/08/2023

Entramos em uma era em que a valorização do cliente vai além do atendimento.

Isso é explicado pela nossa rotina altamente conectada: antes, se você não gostasse de alguma empresa, algumas pessoas próximas saberiam. Hoje, todos os seus seguidores podem saber e se apossar da mesma opinião.

Por isso, a Experiência do Cliente é crucial para uma empresa ser bem sucedida e o uso de Mídia Exterior — como outdoors, painéis de Led, mobiliário urbano e indoor — complementa a experiência.

 

O que é Experiência do Cliente?

Também conhecida como Customer Experience (CX), a Experiência do Cliente é a impressão que ele tem sobre determinada empresa durante toda a jornada do cliente. Ou seja, desde o momento que ele conhece a marca, vê anúncios, entra em contato, até o pós compra.

É comum confundirem o Customer Experience com o Atendimento ao Cliente, que se trata apenas do atendimento durante o processo de compra, quando o consumidor está em contato direto, conversando com a marca.

 

Como a Mídia Exterior potencializa a experiência?

O maior objetivo de trabalhar a Experiência do Cliente é fazer com que os consumidores tenham uma boa impressão de determinada empresa, que ela seja bem vista para consumo, relacionamento e indicações.

Para se construir um consentimento geral que determinada marca é boa, é preciso levar essa impressão para o público que ainda não a conhece, para o público que já a conhece e para o público que já é consumidor.

E é aqui que a Mídia Exterior entra, por ter a capacidade de criar uma experiência para todos os públicos.

A Mídia Externa — publicidade veiculada em ambientes externos e/ou espaços públicos — tem a vantagem de ser física e palpável, possibilitando transformar um simples anúncio em uma vivência, uma interação, algo mais propício a ser lembrado positivamente.

Essa característica da Mídia Exterior fez com que o uso de outdoors, painéis de led, mídia indoor, mobiliários urbanos, front-lights, entre outros tipos, se tornassem tendência para aprimorar a Experiência do Cliente.

 

Como funciona na prática?

Para aplicar o uso da Mídia Exterior, vale usar a criatividade.

Vamos te dar um exemplo recente de Experiência do Cliente usando Mídia Exterior, que foi premiado com um Leão de Ouro no festival de Cannes.

A Campanha Guarded Bus Stop, desenvolvida pela Eletromidia, aprimorou os displays em led de publicidade em pontos de ônibus para ajudar mulheres que aguardam o transporte sozinhas.

Ao identificar que uma mulher está aguardando no ponto, a mensagem “Você precisa de companhia até seu ônibus chegar?” aparece na tela. Confirmando, uma chamada de vídeo é iniciada com uma profissional da Eletromidia.

Uma proposta de experiência admirável, não é mesmo? Campanhas com mídia exterior pensando em uma experiência positiva, divertida ou reflexiva, cria uma conexão do público com a marca, gerando o consenso desejado de que a marca é boa para se relacionar.

Outro exemplo é a campanha “Nutella: a voice to the name” realizada em 2017. Com a intenção de dar voz à marca Nutella, um painel de LED foi posicionado nas ruas de Amsterdã, na Holanda, e interagia cumprimentando as pessoas que passavam.

A voz era do comediante Ruben van der Meer, que observava os transeuntes de longe e fazia comentários e cumprimentos engraçados, fazendo as pessoas rirem e interagirem. E claro, todos no final ganhavam um pote de Nutella.

A interação cômica e a possibilidade de diálogo direto, fez com que a imagem da marca se tornasse mais humanizada, leve e próxima, também gerando a ideia de que a empresa é boa para se relacionar.

 

Como usar a Mídia Exterior?

Aprimorar a Experiência do Cliente com Mídia Externa não precisa ser nada complexo:

  • Mídias Indoor, como displays em shoppings, podem propor alguma interação usam o touch;

  • Mobiliário urbano, como relógios digitais, podem convidar para alguma ação;

  • Mobiliário urbano, como bancas de jornal, podem servir de base para alguma ativação de marca;

  • Outdoors ou front-lights podem receber algum enigma, vinculado a uma hashtag própria da campanha para compartilhar a resposta nas redes sociais;

  • Painéis de Led podem compor um cenário “instagramável” para tirar fotos personalizadas;

  • Painéis de Led com um QR Code “transitando” pela tela, sendo que quem conseguir ler o código, ganha um cupom promocional ou um brinde.

Para decidir a melhor forma de uso da Mídia Exterior na Experiência do Cliente, é preciso balancear o que faz sentido com a marca e o que propõe uma interação positiva com o público.

 

Por onde começar?

Para começar a atrelar a Experiência do Cliente com Mídia Exterior, é só chamar a gente aqui da BA Outdoor! Somos especialistas em mídia exterior e sabemos como criar uma Experiência do Cliente positiva para sua empresa.

Trabalhamos com outdoor, painel de led, mídia indoor, mobiliário urbano, front-light e muito mais.

Para começar sua campanha pensada na Experiência do Cliente, é só nos chamar por aqui.


 

Compartilhar:

Solicite um orçamento Voltar
WhatsApp

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.

Minhas Opções Aceito

Quem pode usar seus cookies?

×

Cookies necessários

São essenciais pois garantem o funcionamento correto do próprio sistema de gestão de cookies e de áreas de acesso restrito do site. Esse é o nível mais básico e não pode ser desativado. Exemplos: acesso restrito a clientes e gestão de cookies.

Cookies para uma melhor experiência (1)

São utilizados para dimensionar o volume de acessos que temos, para que possamos avaliar o funcionamento do site e de sua navegação e para oferecer a você melhores produtos e serviços. Exemplos: Google Tag Manager, Pixel do Facebook, Google Ads, Google Analytics.mais detalhes ›

Google Analytics