EXPERIÊNCIA DO CLIENTE E MÍDIA EXTERIOR: Por que um completa o outro?
Entramos em uma era em que a valorização do cliente vai além do atendimento.
Isso é explicado pela nossa rotina altamente conectada: antes, se você não gostasse de alguma empresa, algumas pessoas próximas saberiam. Hoje, todos os seus seguidores podem saber e se apossar da mesma opinião.
Por isso, a Experiência do Cliente é crucial para uma empresa ser bem sucedida e o uso de Mídia Exterior — como outdoors, painéis de Led, mobiliário urbano e indoor — complementa a experiência.
O que é Experiência do Cliente?
Também conhecida como Customer Experience (CX), a Experiência do Cliente é a impressão que ele tem sobre determinada empresa durante toda a jornada do cliente. Ou seja, desde o momento que ele conhece a marca, vê anúncios, entra em contato, até o pós compra.
É comum confundirem o Customer Experience com o Atendimento ao Cliente, que se trata apenas do atendimento durante o processo de compra, quando o consumidor está em contato direto, conversando com a marca.
Como a Mídia Exterior potencializa a experiência?
O maior objetivo de trabalhar a Experiência do Cliente é fazer com que os consumidores tenham uma boa impressão de determinada empresa, que ela seja bem vista para consumo, relacionamento e indicações.
Para se construir um consentimento geral que determinada marca é boa, é preciso levar essa impressão para o público que ainda não a conhece, para o público que já a conhece e para o público que já é consumidor.
E é aqui que a Mídia Exterior entra, por ter a capacidade de criar uma experiência para todos os públicos.
A Mídia Externa — publicidade veiculada em ambientes externos e/ou espaços públicos — tem a vantagem de ser física e palpável, possibilitando transformar um simples anúncio em uma vivência, uma interação, algo mais propício a ser lembrado positivamente.
Essa característica da Mídia Exterior fez com que o uso de outdoors, painéis de led, mídia indoor, mobiliários urbanos, front-lights, entre outros tipos, se tornassem tendência para aprimorar a Experiência do Cliente.
Como funciona na prática?
Para aplicar o uso da Mídia Exterior, vale usar a criatividade.
Vamos te dar um exemplo recente de Experiência do Cliente usando Mídia Exterior, que foi premiado com um Leão de Ouro no festival de Cannes.
A Campanha Guarded Bus Stop, desenvolvida pela Eletromidia, aprimorou os displays em led de publicidade em pontos de ônibus para ajudar mulheres que aguardam o transporte sozinhas.
Ao identificar que uma mulher está aguardando no ponto, a mensagem “Você precisa de companhia até seu ônibus chegar?” aparece na tela. Confirmando, uma chamada de vídeo é iniciada com uma profissional da Eletromidia.
Uma proposta de experiência admirável, não é mesmo? Campanhas com mídia exterior pensando em uma experiência positiva, divertida ou reflexiva, cria uma conexão do público com a marca, gerando o consenso desejado de que a marca é boa para se relacionar.
Outro exemplo é a campanha “Nutella: a voice to the name” realizada em 2017. Com a intenção de dar voz à marca Nutella, um painel de LED foi posicionado nas ruas de Amsterdã, na Holanda, e interagia cumprimentando as pessoas que passavam.
A voz era do comediante Ruben van der Meer, que observava os transeuntes de longe e fazia comentários e cumprimentos engraçados, fazendo as pessoas rirem e interagirem. E claro, todos no final ganhavam um pote de Nutella.
A interação cômica e a possibilidade de diálogo direto, fez com que a imagem da marca se tornasse mais humanizada, leve e próxima, também gerando a ideia de que a empresa é boa para se relacionar.
Como usar a Mídia Exterior?
Aprimorar a Experiência do Cliente com Mídia Externa não precisa ser nada complexo:
-
Mídias Indoor, como displays em shoppings, podem propor alguma interação usam o touch;
-
Mobiliário urbano, como relógios digitais, podem convidar para alguma ação;
-
Mobiliário urbano, como bancas de jornal, podem servir de base para alguma ativação de marca;
-
Outdoors ou front-lights podem receber algum enigma, vinculado a uma hashtag própria da campanha para compartilhar a resposta nas redes sociais;
-
Painéis de Led podem compor um cenário “instagramável” para tirar fotos personalizadas;
-
Painéis de Led com um QR Code “transitando” pela tela, sendo que quem conseguir ler o código, ganha um cupom promocional ou um brinde.
Para decidir a melhor forma de uso da Mídia Exterior na Experiência do Cliente, é preciso balancear o que faz sentido com a marca e o que propõe uma interação positiva com o público.
Por onde começar?
Para começar a atrelar a Experiência do Cliente com Mídia Exterior, é só chamar a gente aqui da BA Outdoor! Somos especialistas em mídia exterior e sabemos como criar uma Experiência do Cliente positiva para sua empresa.
Trabalhamos com outdoor, painel de led, mídia indoor, mobiliário urbano, front-light e muito mais.
Para começar sua campanha pensada na Experiência do Cliente, é só nos chamar por aqui.
Compartilhar: