OUTDOOR NA PUBLICIDADE: Tudo que precisa saber
O QUE É OUTDOOR
Outdoor é um painel de publicidade normalmente colocado em locais de alta visibilidade, como estradas, praças, shopping centers e estações de metrô, para alcançar um grande público. Ele é uma forma efetiva e impactante de divulgação por ser visto por milhares de pessoas diariamente e, principalmente, por conseguir captar a atenção por conta do seu tamanho e localização.
Os outdoors se provaram uma forma versátil de publicidade por atender diferentes objetivos, desde a divulgação de um novo produto até a elevar o reconhecimento de marcas. Eles são frequentemente usados por empresas de todos os tamanhos e setores, desde pequenas empresas locais até grandes marcas globais. Além disso, são uma forma econômica de publicidade porque permitem alcançar um grande público sem gastar muito dinheiro em mídia.
TIPOS DE OUTDOOR
Os tipos de outdoor variam entre os estáticos e os digitais.
O outdoor estático é aquele composto por uma impressão fixada em painel estruturado. Este é o tipo mais convencional e o que costumamos ver com frequência nas ruas e rodovias. Estes outdoors são uma opção eficaz para transmitir uma mensagem clara e objetiva, sem muita distração visual.
Por outro lado, o outdoor digital é o mais moderno e a opção mais dinâmica. Se trata de um painel de LED de alta definição e seu diferencial é o dinamismo, já que permite exibir imagens, vídeos e textos animados. Este tipo de outdoor é ideal para transmitir uma mensagem mais elaborada e interativa. Além disso, esse formato é o mais flexível por permitir alterar a mensagem exibida com mais facilidade.
A escolha ideal entre os tipos de outdoor varia. O mais importante é levar em consideração a proposta da campanha, seu objetivo e os recursos disponíveis para a tomada de decisão.
OUTDOOR TAMANHO
Os tamanhos de outdoor variam bastante, mas está aqui uma lista dos mais usados.
1. 9x3: Este é o tamanho convencional de um outdoor, com uma altura de 3 metros e uma largura de 9 metros.
2. Variação do Convencional: É muito comum encontrar pequenas variações do tamanho tradicional, pendendo para um formato menor como 8,60x2,90 ou 8,90x2,90.
3. 14x4: Mais que o dobro da metragem quadrada do tamanho convencional, com uma altura de 4 metros e largura de 14 metros. É ideal para campanhas que precisam de mais espaço para exibir sua mensagem, que querem causar um impacto ainda maior ou que sua localização permite ser vista a quilômetros de distância.
4. 18x3: Aqui se trata da união de 2 outdoors de tamanho convencional. Em determinados pontos são posicionados dois outdoors, um ao lado do outro. Para que o ponto seja exclusivo de uma campanha, são usados os dois outdoors juntos. Também é útil para causar mais impacto e ter mais visibilidade.
5. Outdoors/Painéis digitais: Estes têm tamanhos variados, dependendo do painel pré disponível.
Nem sempre a melhor escolha é “quanto maior, melhor”. Igual falamos nos tipos de outdoor, a decisão de tamanho deve levar em consideração uma pesquisa de público, o objetivo da campanha, a localização, visibilidade e outros fatores para que seja efetivo.
COMO FAZER UM OUTDOOR CRIATIVO?
Em meio a diferentes tipos de publicidade e competindo por espaço com outras marcas, colocamos à trabalho nossa criatividade para conseguirmos nos diferenciar e conquistar momentaneamente a atenção do público. O que não é tarefa fácil.
Pensando no universo dos outdoors, como se diferenciar e impactar positivamente o público-alvo, mas sem esquecer das características dessa forma de publicidade?
Aqui então alguns pontos para se considerar na criação de um outdoor criativo e efetivo:
CHAMATIVO, MAS CONDIZENTE
Quando se fala de criatividade em outdoor, estamos falando de conseguir captar a atenção do público e há algumas formas de fazer isso.
A primeira delas é trabalhar cores atraentes e imagens chamativas. Como é necessário se distinguir em relação ao seu entorno, análise se a arte para o seu outdoor parece “saltar aos olhos” em relação ao local onde será instalada. Caso o local ainda não tenha sido definido, faça testes de mockup com diferentes paisagens (em diferentes estradas e ruas, com o entorno mais natural com árvores, em meio a outros outdoors, em meio a outros tipos de publicidade, etc).
Além disso, um poderoso fator na criação da arte é o quanto ela é memorável. Às vezes nos deparamos com anúncios que nos intrigam de alguma forma, que nos causam determinado tipo de sentimento e percepção que fica guardado em nossa mente, como uma formiga atrás da orelha. A escolha de cores e imagens, vinculada com uma mensagem clara, pode causar o efeito memorável. Trabalhar isso na mídia outdoor se torna muito efetivo justamente pelo público passar de forma muito rápida. O efeito memorável vai permitir que lembrem da sua marca, mesmo com apenas uma bisbilhotada no outdoor.
Claro que a escolha de cores e imagens deve ser condizente com a identidade da marca. Quando isso acontece, o reconhecimento da sua marca pelo público acontece de forma mais rápida e natural, além de contribuir para fixar uma identidade forte.
MENSAGEM CLARA E OBJETIVA, MAS MEMORÁVEL
Quando se trata de outdoor, estamos falando de uma publicidade que é vista por pessoas em movimento, que estão passando de forma rápida e em sua grande maioria vendo de dentro de carros, motos, veículos no geral.
Colocar uma mensagem extensa em outdoor é fazer com que a mensagem seja lida pela metade. Seja direto, com poucas palavras, e objetivo.
A escolha de palavras para sua mensagem também deve ser bem pensada. É recomendável evitar o uso de palavras difíceis ou jargões técnicos que possam dificultar a compreensão do público. Esta abordagem irá garantir que a mensagem seja realmente recebida e aumentará a eficácia do outdoor como um todo.
A criatividade na mensagem do outdoor também está ligada com um conhecimento profundo do público-alvo. Quando a mensagem consegue criar uma conexão com o público, pensando em suas necessidades, desejos, preocupações, valores ou motivações, as chances de causar o efeito memorável aumentam.
Isso vale também para o linguajar e tonalidade. Quando a mensagem “fala a mesma língua” que seu público, contribui para que a conexão seja ainda mais forte.
Por isso, a criatividade no momento de escrever a mensagem do outdoor vai além de ser algo chamativo, mas sim um chamativo pensado e coerente com o meio de comunicação, com o público e com o objetivo da campanha.
LEGIBILIDADE
Ainda se tratando da mensagem a ser transmitida, vamos analisar a parte de formatação, mas especificamente da fonte.
Quando falamos de criatividade em fontes para outdoor, em um primeiro pensamento podem aparecer ideias de fontes diferenciadas e mais trabalhadas. Só que o ideal é exatamente o oposto. Por se tratar de uma publicidade que será vista rapidamente, quanto mais fácil a leitura, melhor. Por isso escolha tipografias simples e com menos adornos.
Há 4 diferentes tipos de classificação onde a maioria das tipografias se enquadram: a ‘Sans Serif’ (sem serifa), a ‘Serif’ (com serifa), a ‘Script’ (escrita à mão) e a ‘Dingbat’ (que se utiliza de símbolos no lugar das letras).
É altamente recomendado usar apenas tipografias Sans Serif (sem serifa) por serem as de mais fácil legibilidade. Em contrapartida, não é indicado usar tipografias Script, que imitam a escrita à mão, por dificultar a leitura rápida.
Não é preciso nem citar que a tipografia Dingbat, composta unicamente de símbolos e figuras, não é adequada para transmitir uma mensagem clara.
Já as tipografias com serifa (Serif) são usadas nas artes de outdoors, mas por serem mais elaboradas, podem causar dificuldade de compreensão ao ler em movimento. Então mesmo não sendo altamente indicadas, não há uma regra.
As tipografias também contam com variações de “espessura”. São elas, da mais fina para a mais espessa: Thin, Light, Regular, Medium ou Semi Bold, Bold ou Black e Extra Bold.
As variações mais finas podem sumir com a distância. Por isso, para as artes de outdoor, as regulares e bolds são mais usadas. Dependendo da fonte escolhida, a variação Extra Bold pode ser tão espessa a ponto de se tornar apenas uma “mancha”, perdendo sua legibilidade.
Por último, ainda pensando na formatação da sua mensagem, cuidado com o tamanho do seu texto. Letras miúdas ou fontes pequenas são um pedido para o fracasso.
O grande espaço disponível para trabalhar no momento de criação da arte do outdoor pode nos enganar. A impressão que fica é de poder escrever muitas coisas, com diferentes dimensões e diagramação. Entretanto, nosso público irá ver de uma distância grande e de forma rápida. Por isso, foco em aumentar as letras e contribuir com um outdoor legível.
EM RESUMO
Como regra geral, os outdoors criativos e eficazes passam por 3 etapas de relação com o público: captar a atenção (momento em que o olhar do público é atraído), transmitir a mensagem (sempre de forma clara, rápida e objetiva para que seja transmitida por completo e seja compreendida) e ser lembrado (quando é estabelecida uma conexão com o público a ponto de ser memorável).
Pensando nas 3 etapas e priorizando o dilema de “menos é mais”, a criação de um outdoor criativo se torna mais fácil, garantindo o sucesso da campanha de publicidade.
QUANTO CUSTA UM OUTDOOR
O custo de um outdoor pode variar dependendo de diversos fatores, como localização, tamanho e tempo de exposição.
A exposição de outdoors funciona por bi-semanas, o que significa que eles são exibidos por um período de 14 dias, e isso está diretamente ligado com o custo do outdoor.
Em média, um outdoor simples em uma região secundária pode custar entre R$500 a R$1.500 a bi-semana. Porém, em locais disputados e com alto fluxo, o preço da bi-semana pode subir para R$5.000. Em regiões centrais de grandes centros metropolitanos, o valor do outdoor pode chegar a R$10.000.
O valor de outdoor é reflexo do resultado: outdoor é um tipo de mídia que garante a visibilidade da sua campanha e, por consequência, fazendo o objetivo ser atingido.
Ao considerar a inclusão de outdoors na sua campanha, o ideal é avaliar o orçamento e o potencial retorno financeiro que esse investimento trará.
COMO ESCOLHER UM OUTDOOR
A escolha do outdoor é definida pelo cruzamento dos tópicos que já conversamos até então: o tipo de outdoor X o tamanho X a arte criada X valor.
Mas além desses, a localização que o outdoor será implementado também deve ser analisada. Como estamos falando de mídia exterior, os melhores pontos de outdoor são aqueles onde o fluxo de pessoas e/ou veículos é alto, onde a visibilidade é boa e onde seu público-alvo se encontra.
Por exemplo, uma empresa de maquinário para plantações vai se beneficiar veiculando outdoors em rodovias próximas de cidades com o agronegócio bem estabelecido.
Já um fastfood vai ter sua campanha bem-sucedida se veicular outdoors no centro ou principais avenidas de uma grande cidade.
Ter um amplo conhecimento dos diferentes pontos de outdoor existentes – incluindo as características de cada um - nas cidades de interesse, fará a tomada de decisão ser mais coerente para trazer os resultados esperados.
Fazer o cruzamento de tipo de outdoor X tamanho X arte X valor X localização soa como uma tarefa desafiadora. Por isso é aconselhável tratar diretamente com uma empresa especializada em Outdoor e Mídia Exterior.
Aqui na BA Outdoor, por exemplo, por sermos uma empresa local presenciando diariamente as cidades da Bahia, conseguimos compreender quais pontos são mais adequados para cada objetivo. Como também fazemos parte do Grupo INTELICOM, com uma operação própria em quase todos os estados brasileiros, essa compreensão se expande para todo o território nacional, facilitando em campanhas maiores integradas em diferentes localidades.
Conversando com a gente aqui da BA Outdoor, vamos te instruir das melhores decisões para fazer o cruzamento de tipo de outdoor X tamanho X arte X valor X localização, e assim atingir o objetivo esperado para sua campanha. Você vai perceber que a “tarefa desafiadora” na verdade pode ser bem simples e eficaz.
Fica o convite!
VALE A PENA INVESTIR EM OUTDOOR?
Os outdoors fazem parte da Mídia Out Of Home (OOH) que se refere à mídia exterior, localizada em ambientes acessíveis ao público, fora de casa. Como exemplo, além dos outdoors, temos o busdoor (painéis nos pontos de ônibus), empenas (grandes estruturas fixadas em paredes cegas de prédios), painéis rodoviários, placas de esquina, entre outros.
Em 2022, foi realizado um levantamento pela Cenp-Meios (Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário) reunindo metadados referentes a compra de mídia por agências, mas por ordem e conta de clientes-anunciantes.
A pesquisa mostra que a Mídia OOH faturou R$1.4bi em 2022, sendo a mídia de 3º maior faturamento no Brasil, ficando atrás apenas da Internet e Televisão Aberta, que ficaram em 1º e 2º respectivamente.
Outros dados também mostram que a Mídia OOH, mesmo com a Covid-19, vem caminhando em uma crescente e não foi afetada pelo estilo de trabalho home-office. A pesquisa Inside OOH 2022, realizada pela Kantar IBOPE Media, mostra que entre o primeiro semestre de 2021 e o mesmo período de 2020, o crescimento de inserções de Mídia OOH foi de 29%. Além disso, ao realizar uma média de visualização pela população, considerando períodos de 7 dias, 85% dos brasileiros são impactados pela publicidade OOH na semana.
A Mídia Exterior é uma forma de publicidade importante para as empresas ao planejarem sua estratégia de comunicação porque é uma das formas mais consumidas pelos brasileiros. Por se recuperar rápido da pandemia do Covid-19, por ser amplamente aceita pelos consumidores e por estar em constante crescimento, a Mídia OOH mostra a excelente opção que é para somar nas campanhas.
Então sim, investir em Mídia Exterior, em Outdoors, painéis e outras diferentes opções de OOH, vale a pena.
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