Mídia Exterior: a mídia que chega em 85% dos brasileiros

Mídia Exterior: a mídia que chega em 85% dos brasileiros
05/07/2023

Imagine uma ferramenta poderosa capaz de levar marcas, produtos e serviços a um público massivo. Imaginou? No Brasil, chamamos essa ferramenta de mídia exterior: a publicidade que utiliza espaços externos para sua veiculação.

São os famosos outdoors, painéis de led, placas, empenas em fachadas de prédios, anúncios em ônibus (busdoor), entre outros tipos que fazem parte do cotidiano brasileiro.

A mídia exterior, também chamada de Out-Of-Home (OOH), tem se revelado como um meio de comunicação eficiente e dados recentes são a prova disso no país.

A TERCEIRA MAIOR DO BRASIL

A mídia exterior alcançou números impressionantes, se consolidando como o terceiro maior investimento publicitário no Brasil em 2022, segundo o Cenp-Meios (Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário).

No ano passado, a Mídia OOH movimentou cerca de R$2,1 bilhões, que representa significativa fatia de 10,2% do total de investimentos em mídia.

Esses números impressionantes colocam a mídia exterior atrás apenas da televisão aberta e da internet, demonstrando sua relevância e eficiência no mercado publicitário brasileiro.

ALCANCE GENERALIZADO

Outro dado que comprova a eficiência da mídia exterior no Brasil é o alcance que ela possui junto à população.

Nos últimos sete dias, aproximadamente 85? população brasileira foi impactada pela publicidade em mídia exterior, segundo o relatório Inside OOH 2022, publicado pela Kantar IBOPE Media. Isso representa cerca de 172,5 milhões de brasileiros.

E quando se trata de mídia externa digital – com o uso de telas digitais –, o número também impressiona: nos últimos sete dias, 53% dos brasileiros foram impactados por essa forma de mídia, representando um crescimento de 11% em relação aos dados de cinco anos atrás.

ESTRATÉGIA DE MARCAS DIGITAIS

Até mesmo empresas nativas da internet optam por uma estratégia de comunicação cruzada com meios online e offline, a fim de conquistar o consumidor no mundo digital e físico.

Por isso, um dos maiores destaques de investimentos em Mídia OOH, comparando o primeiro semestre de 2019 e o mesmo período em 2021, foram os segmentos da economia on-line.

O crescimento de investimentos em OOH pelos segmentos digitais, segundo o Inside OOH 2022, foram de:

  • Aplicativos de entrega: 649%

  • Fintechs: 355%

  • E-commerce: 165%

  • Serviços de vídeo sob demanda: 47%

CRESCIMENTO PÓS PANDEMIA

De acordo com o relatório Inside OOH 2022, o mercado de mídia exterior no Brasil apresentou um crescimento significativo e uma notável recuperação após o impacto causado pela pandemia de Covid-19.

O relatório analisou o número de inserções em Mídia Exterior - métrica que representa a quantidade de vezes que um anúncio é veiculado - comparando o primeiro semestre de 2020 e 2021, e registrou um aumento de 29%.

Esse desempenho superou consideravelmente o crescimento de apenas 9% observado entre o primeiro semestre de 2020 e 2019, indicando uma recuperação robusta do setor.

Esses dados refletem uma resiliência surpreendente do mercado de mídia exterior, demonstrando sua capacidade de se adaptar e reagir aos desafios impostos pela pandemia.

POTENCIAL EM DIFERENTES FORMATOS

A Mídia Externa pode ser consumida nos transportes, como os anúncios que vemos na traseira dos ônibus,os busdoors; em estabelecimentos, a mídia indoor,  como aquelas propagandas que vemos na tv quando esperamos na fila do açougue; no mobiliário urbano, como o anúncio no banco da praça; ou nos grandes formatos como os outdoors, front-lights, entre outros.

Todos os formatos de OOH apresentaram ótimas porcentagens de consumo segundo o Inside OOH 2022:

  • Transportes: 59%

  • Estabelecimentos: 59%

  • Mobiliário urbano: 58%

  • Grandes formatos: 54%

  • Outras formas de OOH: 49%

SUA EMPRESA CRESCENDO COM MÍDIA OOH

Com o aumento do número de inserções e a diversidade de formatos consumidos, é o momento perfeito para impulsionar o crescimento e visibilidade da sua marca com Mídia Exterior.

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