Quais são as métricas analisadas na Mídia Exterior?
No mundo atual, a execução de estratégias de publicidade não pode prescindir da habilidade de medir e compreender os resultados. A ideia antiquada de simplesmente anunciar e rezar por resultados não é mais uma opção.
Entender e quantificar as métricas fazem com que campanhas de marketing sejam bem sucedidas, e a regra não foge da Mídia Exterior (OOH) — publicidade encontrada nos espaços externos, como outdoors, painéis de led, front-lights, empenas, entre outros.
Por isso, hoje vamos te mostrar quais são as métricas mais usadas e o que cada uma representa.
As métricas mais usadas
Geralmente, no contexto das métricas de mídia exterior, é comum realizar estimativas numéricas para possibilitar o cálculo das métricas-chave. Essas estimativas permitem uma compreensão mais sólida do desempenho das campanhas.
Dado que nem todas as métricas podem ser diretamente medidas com precisão absoluta, a utilização de estimativas contribui para fornecer insights valiosos e uma perspectiva mais abrangente sobre o impacto das estratégias publicitárias ao ar livre.
Essas são as métricas-chave mais comuns utilizadas em campanhas OOH:
Fluxo de Pessoas
Trata-se da quantidade de indivíduos que passam diante de um local de mídia. Essa métrica pode ser delimitada por um período, como hora, dia, semana, quinzena ou mês.
É uma métrica quantitativa em que maior é melhor. Contudo, é importante observar a sobreposição, já que uma mesma pessoa pode passar pelo mesmo local de manhã e à tarde, por exemplo.
Alcance
Refere-se à quantidade de indivíduos distintos impactados ao menos uma vez pela campanha publicitária. Diferentemente da métrica anterior, aqui se quantificam indivíduos diferentes (únicos) que estão ou podem ser expostos à campanha.
Frequência
Representa a média de vezes que um indivíduo do público-alvo é exposto à mensagem da marca. A mídia OOH trabalha intensamente com essa métrica, visto que em muitas campanhas é necessário transmitir a mensagem repetidamente para motivar ações de compra, por exemplo.
Custo por Mil
Refere-se ao custo pago pela exposição do anúncio para mil indivíduos.
Nesse aspecto, a mídia OOH tem uma vantagem significativa em comparação a outras mídias. Anunciar na mídia OOH é altamente rentável, com um custo por mil (CPM) consideravelmente menor quando comparado a meios como TV, rádio ou mídia impressa.
Interação
A mídia OOH evoluiu e hoje permite que o público interaja com ela: chamadas para ação com hashtags, QR Codes e códigos promocionais leva as pessoas para uma experiência mais imersiva.
Além disso, campanhas com mídias digitais como painéis de LED touchscreen e totens interativos, permitem fazer perguntas, games e quizzes, deixando as interações com a marca mais longas.
Ao fim de uma campanha, é possível medir o número de interações geradas pelo público, trazendo números mais sólidos para as métricas.
Custo por Interação
Representa a relação entre o investimento no anúncio e o número de interações obtidas por meio da mídia OOH.
Considerando que essa interação pode ser o primeiro passo para criar um lead qualificado, que posteriormente se converte, faz sentido calcular o custo desse potencial novo cliente da marca.
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