Festa de São João 2023: empresas devem se organizar para aproveitar a época

Festa de São João 2023: empresas devem se organizar para aproveitar a época
06/04/2023

Festa de São João 2023: empresas devem se organizar para aproveitar a época

Mal piscamos e já estamos no mês de abril. Faltam 2 meses para o início de uma das festas mais tradicionais do Nordeste e do país: a Festa de São João.

Com a proximidade da data, é importante que as empresas se planejem para aproveitar a movimentação econômica gerada pela Festa de São João — e demais festas juninas — e potencializar suas vendas e presença da marca.

Hoje, você vai conhecer as principais oportunidades que as festas de São João oferecem para as empresas e como se preparar para tirar o máximo de proveito dessa época.

A FESTA DE SÃO JOÃO

A Festa de São João é uma celebração popular aqui no Brasil e é realizada anualmente no dia 24 de junho, em homenagem a São João Batista, considerado um dos santos mais importantes da religião católica.

Essa festa é conhecida por suas tradições como a queima de fogos, as quadrilhas juninas, as comidas típicas e a decoração com bandeirinhas coloridas. Ela é uma celebração que reúne famílias, amigos e comunidades inteiras, com muita música, dança e diversão.

A Festa de São João faz parte de um grande conjunto de festas conhecido por nós: as Festas Juninas, comemorações que duram todo mês de junho para festejar o Dia de São Pedro (29), o Dia de Santo Antônio (13), o Dia de São Paulo (29) e claro, o Dia de São João (24).

CIDADES COM GRANDES FESTAS

Mesmo sendo uma celebração popular que acontece em várias cidades do país, a Festa de São João ganha destaque na região Nordeste, com suas tradições e festividades elaboradas.

Na Bahia, as cidades de Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Eunápolis, Serrinha e Cruz das Almas são conhecidas pelas suas grandes festas, que atraem milhares de turistas de todo o país. Essas cidades contam com atrações musicais de peso, como bandas de forró, sertanejo e axé, além das tradicionais quadrilhas juninas.

Se você está buscando festividades com grandes arraiás, barracas de comidas típicas e apresentações tradicionais, vale citar as Festas de São João das cidades de Senhor do Bonfim, Jequié, Cachoeira, Ibicuí e Castro Alves, também no estado baiano.

As festas de São João ganharam tanta força nas cidades do interior da Bahia que Salvador precisou trazer a tradição para a capital: só em 2022, Salvador contou com 75 horas de shows e mais de 230 atrações divididas em 8 dias de festa.

PRINCIPAIS SETORES FAVORECIDOS

As Festas de São João geram impactos positivos em diferentes setores econômicos, tanto na região Nordeste, onde a celebração é intensa, quanto em outras partes do Brasil.

Entre os principais setores que se beneficiam nas festas, se destacam:

  1. Turismo: as Festas de São João atraem muitos turistas, tanto do Brasil quanto do exterior, que buscam conhecer as tradições e a cultura popular da região. Isso gera uma movimentação significativa na economia local, com o aumento da demanda por hospedagem, alimentação, transporte, comércio e serviços em geral.

  2. Comércio: as festas juninas movimentam o comércio local, principalmente dos produtos típicos — como roupas de quadrilha, chapéus de palha, bandeirinhas e comidas e bebidas típicas —, mas também o comércio como um todo, consequência do aumento de turistas nas cidades.

  3. Alimentício: o setor alimentício cresce no geral, mas vale destacar o favorecimento principalmente das comidas típicas, como canjica, bolo de milho, mandioca, pamonha, amendoim,e outras delícias.

  4. Bebidas: especialmente no que diz respeito às bebidas alcoólicas, como cervejas, vinhos, licores e quentão. Esses produtos são bastante consumidos durante as celebrações juninas, o que gera uma demanda significativa para as indústrias, distribuidoras e comércio varejista de bebidas.

  5. Cultura: as Festas de São João incentivam a produção cultural local, com o surgimento de novos artistas e grupos de música, dança e teatro, além de valorizar as tradições e costumes regionais.

  6. Agricultura: as festas juninas valorizam a produção agrícola local, com a venda de produtos típicos, como milho, amendoim, caju e cana-de-açúcar, além de fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar.

  7. Empreendedorismo: as Festas de São João estimulam o empreendedorismo e a geração de renda, com a criação de pequenos negócios, como barracas de comidas e bebidas, aluguel de roupas de quadrilha, venda de artesanato, entre outros.

COMO EMPRESAS PODEM APROVEITAR A DATA

As Festas de São João são uma época do ano em que o turismo e o consumo de produtos e serviços atingem picos elevados.

Por isso, é fundamental que as empresas e marcas sejam proativas em suas estratégias de marketing para aproveitar essa oportunidade e conquistar uma fatia maior do mercado.

Patrocínio nos eventos

Uma das principais formas de aproveitar a visibilidade das Festas de São João é investir em ações de patrocínio ou parceria com os eventos locais. Além de garantir uma presença de marca mais expressiva, essa estratégia também permite uma associação positiva com a cultura regional, que é uma das principais motivações para o turismo nessa época.

O patrocínio ou a parceria podem incluir ações como a instalação de estandes, ativações de marca, distribuição de brindes, promoções especiais para os clientes, entre outras iniciativas criativas e efetivas.

Essas ações podem gerar um impacto significativo nas vendas, na fidelização de clientes e no fortalecimento da imagem da marca.

Além disso, o patrocínio ou parceria com os eventos locais também é uma forma de apoiar o desenvolvimento do comércio local e da economia regional, contribuindo para a geração de empregos e renda na região.

Lançamento de produtos e serviços

As cidades que organizam as principais Festas de São João têm seu comércio atingindo seu ápice.

Nesse sentido, as empresas podem aproveitar a movimentação econômica para lançar novos produtos ou serviços, oferecendo opções especiais para a época.

A oferta de produtos exclusivos e limitados para a época das Festas de São João pode criar um senso de urgência e exclusividade no consumidor, aumentando a chance de conversão em vendas.

Além disso, essa é uma excelente oportunidade para testar novos produtos ou serviços e avaliar a aceitação do mercado, uma vez que o período das Festas de São João é um momento em que o consumo de produtos e serviços relacionados à cultura regional é elevado.

Mídia exterior

A publicidade exterior, também conhecida como mídia exterior, é uma forma de divulgação de produtos, serviços e marcas que se utiliza de espaços públicos e abertos para veiculação de anúncios.

Entre as formas de publicidade exterior estão desde outdoors, front-lights e painéis de led, até painéis rodoviários, busdoors, entre outros.

A publicidade exterior é uma forma efetiva de alcançar muitas pessoas em áreas de grande circulação e exposição, o que é potencializado pela época de São João, justamente pelo aumento de pessoas nas cidades com eventos festivos.

Como empresa de mídia exterior, nós aqui da BA Outdoor sabemos que uma das formas mais eficazes de aproveitar a época de São João é investir em outdoors, front-lights, painéis de led, busdoor, entre outros tipos de publicidade externa nas cidades e rodovias de maior atrativo turístico.

Para que sua empresa aproveite ao máximo os potenciais das Festas de São João, converse com nossa equipe de especialistas. Assim, vamos elaborar uma estratégia personalizada e eficaz para que sua marca não perca uma das melhores épocas do ano.

Compartilhar:

Pontos relacionados

Solicite um orçamento Voltar
WhatsApp

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.

Minhas Opções Aceito

Quem pode usar seus cookies?

×

Cookies necessários

São essenciais pois garantem o funcionamento correto do próprio sistema de gestão de cookies e de áreas de acesso restrito do site. Esse é o nível mais básico e não pode ser desativado. Exemplos: acesso restrito a clientes e gestão de cookies.

Cookies para uma melhor experiência (1)

São utilizados para dimensionar o volume de acessos que temos, para que possamos avaliar o funcionamento do site e de sua navegação e para oferecer a você melhores produtos e serviços. Exemplos: Google Tag Manager, Pixel do Facebook, Google Ads, Google Analytics.mais detalhes ›

Google Analytics