Datas comemorativas curiosas em 2023 para seu negócio inovar e chamar atenção
Datas comemorativas curiosas em 2023 para seu negócio inovar e chamar atenção
As datas comemorativas são uma excelente oportunidade para as empresas se conectarem com o público, criar uma campanha diferenciada e impulsionar suas vendas.
Mesmo assim, o comum é que as empresas se concentram apenas em feriados e datas tradicionais, perdendo a chance de explorar outras datas curiosas que podem ser muito úteis e condizentes com o seu público.
Por esse motivo, unimos datas comemorativas curiosas de 2023 para contribuir com o planejamento para o ano e para que seu negócio saia do padrão. Confira a lista.
15 de março - Dia Mundial do Consumidor
Data que ganha cada vez mais destaque, o Dia Mundial do Consumidor tem como objetivo valorizar o consumidor e incentivar as empresas a oferecer descontos e promoções exclusivas.
Para as empresas, aproveitar a data comemorativa pode ser muito vantajoso para fidelizar os clientes e atrair novos consumidores, gerando um aumento significativo nas vendas.
Veja aqui algumas ideias para que sua empresa possa atuar na data.
21 de março - Dia Mundial da Infância
O Dia Mundial da Infância é uma data importante para lembrar os direitos das crianças e promover a conscientização sobre sua proteção e bem-estar.
As empresas podem aproveitar a data principalmente para reforçar seu compromisso e responsabilidade social com a temática, mas também criar campanhas direcionadas às crianças e convidar os adultos a recordar sua própria infância, se conectando com as emoções e memórias dessa época.
31 de março - Dia da Saúde e Nutrição
O Dia da Saúde e Nutrição foi criado para conscientizar as pessoas sobre a importância de manter hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada.
Se torna uma boa oportunidade de as empresas oferecerem descontos em produtos saudáveis e orgânicos, criarem programas de fidelidade que incentivem a alimentação saudável ou ainda promover palestras e eventos que abordem temas relacionados à saúde e nutrição.
14 de abril - Dia Mundial do Café
Com o objetivo de celebrar a cultura do café e sua importância para a economia, o Dia Mundial do Café também pode ser aproveitado por empresas fora do setor: por que não organizar um evento com café da manhã e ofertas especiais na sua loja ou escritório, comemorando a data e movimentando os negócios?
21 de abril - Dia Mundial da Criatividade e Inovação
A data curiosa foi reconhecida pelas Nações Unidas em 2017, como um convite para reconhecermos o valor da criatividade e inovação em todos os âmbitos, inclusive como impulsionador econômico, fortalecendo o empreendedorismo e gerando empregos.
Parece uma boa usar a criatividade para aproveitar a data, não é mesmo?
28 de abril - Dia do Frete Grátis
Já popularmente conhecido, o Dia do Frete Grátis presenteia os clientes que não precisam pagar o frete nas compras. A data comemorativa ainda pode ser estendida para a Semana do Frete Grátis, que esse ano irá acontecer de 24 a 30 de abril.
Confira aqui como sua empresa pode aproveitar a data em 2023.
15 de maio - Dia Internacional das Famílias
O Dia da Família celebra a união familiar e o fortalecimento dos laços. Para os negócios, criar promoções e descontos exclusivos para famílias, desenvolver produtos que possam ser utilizados em atividades familiares ou ainda promover eventos e ações que incentivem a convivência e o entretenimento em família, são boas pedidas.
25 de maio - Dia do Orgulho Nerd
O Dia do Orgulho Nerd nasceu em homenagem à morte de Douglas Adams, autor da série Guia do Mochileiro das Galáxias, e a estreia de Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança. A fusão de dois marcos do universo geek deu origem a data curiosa e hoje é usada para comemorar a cultura nerd e conscientizar contra o bullying.
28 e 30 de maio - Dia Mundial do Hambúrguer e Dia Mundial da Batata Frita
A dobradinha de datas mais saborosa do ano! O Dia Mundial do Hambúrguer (28) e Dia Mundial da Batata Frita (30) trazem uma chance muito boa de fazer algo diferenciado para quem gerencia um negócio no ramo. Uma semana de combos especiais, promoção de “compre um hambúrguer e ganhe batata”, ou até compre 1 leve 2, ...
Cativar o cliente para passar as datas curiosas comemorando em grande estilo é a chave!
5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente
A data comemorativa, criada pela Organização das Nações Unidas, é resultado do ser humano se conscientizar sobre a preservação do meio ambiente. Como negócio, traz a chance de mostrar uma cultura organizacional preocupada com o meio ambiente e de propor iniciativas que colocam a sustentabilidade como uma de suas prioridades principais.
13 de junho - Dia do Turista
O Dia do Turista é celebrado para reconhecer a contribuição dos turistas para a economia, tanto local, quanto global. Fazer o turista se sentir valorizado deve ser o foco de qualquer campanha de marketing comemorando o dia. Também é a chance de destacar a cultura local e as atrações turísticas da região.
24 de junho - Dia de São João
A data foi criada para comemorar o nascimento de São João Batista, santo que previu o nascimento de Jesus Cristo e o batizou. Considerado um santo festeiro, o país se envolve em festividades durante o mês todo, com muita comida, dança, brincadeiras e decoração temática. São as famosas Festas Juninas.
Como empresa, cair em clima de festa é a melhor escolha: criar promoções temáticas, organizar eventos corporativos personalizados ou até explorar a tradição de São João para promover ações de responsabilidade social, como doações de alimentos ou roupas.
7 de julho - Dia Mundial do Chocolate
É o dia que marca a chegada do chocolate na Europa no século XV, mas o alimento só se popularizou após a Revolução Industrial e, hoje, já ganhou o coração do mundo todo.
Aqui no Brasil temos outra data comemorativa que a cultura do chocolate foi incorporada: a Páscoa. Confira aqui como qualquer negócio pode planejar estratégias de marketing nessas datas, mesmo não sendo do setor alimentício.
15 de julho - Dia do Homem
Comemorado no Brasil no dia 15 de julho, o Dia do Homem preza principalmente pela saúde masculina que, culturalmente, não é tão debatida quanto a feminina. O dia acaba se tornando uma grande oportunidade para empresas dos setores de saúde e bem-estar, mas principalmente para àquelas que têm seu público majoritariamente de homens.
26 de julho - Dia Mundial dos Avós e dos Idosos
Instituída pelo Papa Francisco em 2021, a data homenageia e celebra a importância dos avós. Para a cultura nacional, a dia tem grande relevância já que os avós representam a figura materna e/ou paterna em muitas famílias.
Como empresa, o dia comemorativo se torna uma oportunidade para criar ações de responsabilidade social, como doações de alimentos ou medicamentos para instituições de caridade que atendam idosos.
5 de agosto - Dia Nacional da Saúde
Criado em homenagem ao nascimento do médico Oswaldo Gonçalves Cruz, o Dia Nacional da Saúde busca conscientizar as pessoas sobre um estilo de vida mais saudável, fisicamente e mentalmente.
Uma boa ideia para o dia é estruturar um planejamento incluindo a promoção de eventos, criação de conteúdos informativos e até lançamento de produtos ou serviços relacionados.
11 de agosto - Dia do Estudante
Em 11 de agosto de 1827, o então Imperador D. Pedro I instituiu os dois primeiros cursos brasileiros de ensino superior. Cem anos depois, em comemoração, foi estabelecido o Dia do Estudante. Para empresas com um público jovem, se torna uma oportunidade de homenageá-los e preparar uma ação especial.
15 de agosto - Dia dos Solteiros
Se existe o Dia dos Namorados, por que não o Dia dos Solteiros? Mesmo com a origem desconhecida, a data curiosa se firmou no calendário nacional.
Apesar de pouco lembrada, acaba sendo uma chance de as empresas prepararem campanhas incentivando o consumo individual, seguindo uma linha mais cômica do tipo “por que não aproveitar sozinho? Antes só do que mal acompanhado”.
5 de setembro - Dia do Irmão
O Dia do Irmão é uma data comemorativa católica criada para homenagear a Madre Teresa de Calcutá, após 10 anos do seu falecimento, e traz a homenagem aos nossos irmãos de sangue e de coração. Nesse contexto, acaba sendo argumentativo o suficiente para o consumidor querer presentear familiares e amigos.
13 de setembro - Dia Nacional da Cachaça
O brasileiro gosta de uma boa cachaça, e nada mais justo que homenagear uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no país.
O dia escolhido foi devido a Revolta da Cachaça, que ocorreu em 13 de setembro de 1661, onde produtores estavam sendo proibidos de destilar a bebida para não acabar com o comércio da bagaceira, outra bebida popular da época.
15 de setembro - Dia do Cliente
Criado em 2003 pelo empresário João Carlos Rego, o Dia do Cliente veio para estreitar os laços entre consumidores e comerciantes. Na data, são feitas promoções especiais, distribuição de brindes, sorteios, entre outras formas de demonstrar o agradecimento pela fidelidade do cliente.
1 de outubro - Dia Internacional da Música
Indiferente do estilo, quem não gosta de escutar música? Pensando em promover a paz e a amizade entre os povos com o auxílio da música, a International Music Council, fundada pela UNESCO, originou a data.
Essa data comemorativa curiosa pode ser bem aproveitada por empresas dos setores artístico, musical, eventos e educacional.
4 de outubro - Dia Mundial dos Animais
O Dia Mundial dos Animais nasceu com o intuito de celebrar a vida animal de todas as formas e relembrar os cuidados que precisamos ter com nossos pets.
Desde se posicionar como pet friendly, até permitir o “Dia do Pet” no ambiente de trabalho, há uma gama de possibilidades da sua empresa comemorar o dia.
29 de outubro - Dia Nacional do Livro
Em 29 de Outubro de 1810, foi fundada a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, a primeira biblioteca do Brasil. Hoje, no mesmo dia, comemoramos o Dia Nacional do Livro.
Por que não aproveitar a data para incentivar a leitura e os estudos, indiferente da faixa etária do seu público-alvo?
6 de novembro - Dia Nacional do Riso
Como se diz: “rir é o melhor remédio”. Não só como ditado popular, mas também reconhecida cientificamente, a risada se provou benéfica para a saúde, prevenindo o estresse e atenuando a dor.
Entretanto, não só empresas do setor ortodôntico e de saúde podem aproveitar a data curiosa, mas qualquer uma que crie uma ação de marketing por toda a cidade seguindo a linha de que seu produto ou serviço estampa um sorriso no rosto!
13 de novembro - Dia Mundial da Gentileza
O Dia Mundial da Gentileza foi criado pela vontade de tornar o mundo mais fraterno. É uma boa pedida criar ações internas ou externas incentivando a prática, desde um bom dia para um desconhecido, até levar um café para um colega de trabalho.
19 de novembro - Dia do Empreendedorismo Feminino
Estabelecido pela ONU - Organização das Nações Unidas -, em 2014, o Dia do Empreendedorismo Feminino é uma forma de ampliar as oportunidades dentro do mundo corporativo para as mulheres.
Mesmo sendo uma data comemorativa, as melhores maneiras de aproveitar como negócio é incentivando e contribuindo com mulheres líderes e empreendedoras.
3 de dezembro - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Foi em 1992 que as Nações Unidas definiram o dia 03 de dezembro como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, como forma de trazer uma maior compreensão sobre o tema e, assim, promover a dignidade, os direitos e o bem-estar das pessoas.
Como empresa, exercer a inclusão, informar as pessoas e contribuir com a causa, são bons direcionamentos para a data.
26 de dezembro - Dia da Lembrança
Mesmo sua origem sendo desconhecida, por a data ser logo após o Natal, já nos dá um motivo. O Dia da Lembrança é um pedido para refletir sobre o que se passou, principalmente sobre o ano que está se encerrando.
Pensar em campanhas onde convidam o cliente para relembrar um momento com o seu produto ou serviço, faz a data curiosa ser especial.
Criando uma estratégia personalizada para o seu negócio
Seja qual for as datas que melhor conversam com o seu negócio, o importante é lembrar que uma estratégia de marketing bem planejada pode fazer toda a diferença para o sucesso. E a midia exterior oferece uma gama de opcões para levar a sua mensagem com impacto e força como os outdoors, front lights, busdoors, paineis de led, mobiliiário urbano.
Para ajudar a montar a estratégia ideal, conte com nossa equipe de especialistas! Aqui na BA Outdoor, vamos identificar as melhores datas para o seu negócio e criar campanhas de marketing criativas e eficazes para atingir seus objetivos.
Convidamos a entrar em contato conosco para começarmos hoje mesmo a planejar sua estratégia para as datas comemorativas curiosas.
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