Por que empresas digitais usam Publicidade Tradicional?
Mesmo operando e vendendo completamente no universo online, empresas digitais vem realizando grandes investimentos no marketing tradicional, como é o caso dos outdoors.
Em um primeiro momento pode não ter muita lógica e soar até irônico, mas só em 2022, empresas que vendem no digital aumentaram em 11,7% seus investimentos em publicidade tradicional.
Essa nova tendência tem justificativa e no artigo você terá uma compreensão mais aprofundada desses motivos.
O QUE É PUBLICIDADE TRADICIONAL?
A publicidade tradicional, ou marketing tradicional, é qualquer forma de publicidade que use mídia offline: anúncios em jornais, propagandas na televisão e rádio, e mídia exterior, como os outdoors por exemplo.
Essa forma de publicidade tem sido usada por décadas e foi, por muito tempo, a principal maneira de as empresas promoverem seus produtos ou serviços.
Com o advento e ascensão da internet, negócios digitais começaram a ser uma realidade, onde uma empresa é capaz de ser operada completamente online, utilizando tecnologia e a internet para desenvolver e comercializar seus produtos e serviços.
É o caso do Ifood, da Netflix, do UBER, do Nubank, e tantas outras que surgiram nos últimos anos.
Mesmo sendo operadas 100% online, todos esses grandes nomes têm algo em comum: um forte investimento na publicidade tradicional.
EMPRESAS DIGITAIS INVESTINDO NO TRADICIONAL
Os investimentos em publicidade tradicional aumentaram conforme indicado pelos dados da 28ª edição da The CMO Survey.
Em agosto de 2021, os profissionais de marketing previram um aumento de 1,4%, e em fevereiro de 2022, a previsão foi de um aumento de 2,9% nos gastos com publicidade tradicional.
De uma forma um tanto irônica, empresas que obtêm 100% das suas vendas através da Internet estão na vanguarda desse episódio, prevendo um aumento de 11,7% nos investimentos em publicidade tradicional nos próximos 12 meses.
Então, quais são os motivos que levam empresas que operam 100% no digital e que tem suas vendas majoritariamente no online, a se promover com mídias tradicionais, fora das telinhas?
A DESORDEM DIGITAL
Quem nunca se frustrou com tantos anúncios pulando na tela ou com uma propaganda interminável antes de um vídeo?
Os consumidores estão começando a relacionar negativamente marcas em publicidades que os impedem de navegar naturalmente na internet.
Uma pesquisa realizada pela HubSpot revelou que 57% dos participantes não gostaram dos anúncios que surgiram antes do vídeo e 43% sequer os visualizaram.
E não apenas em vídeo: 81% dos participantes fecharam um navegador ou saíram de uma página da web por causa de um anúncio pop-up.
PÓS-PANDEMIA E A VALORIZAÇÃO DO PRESENCIAL
A valorização da experiência física pós-pandemia se tornou uma tendência. Mais pessoas voltando a atenção para o presencial também levantou um alerta de oportunidade para as empresas. É a ideia de “se estão olhando para fora, vou estar ali”.
Além disso, a publicidade tradicional ainda gera muita confiança por já existir há muito tempo.
De acordo com informações do Consumidor Moderno, os quatro tipos de publicidade mais confiáveis são todos formatos tradicionais: os consumidores demonstrando confiança em anúncios impressos (82%), publicidade televisiva (80%), publicidade em mala direta (76%) e publicidade em rádio (71%).
O aumento na valorização do presencial e a confiança que o consumidor sente nos anúncios físicos ajudaram nessa nova tendência de altos investimentos no marketing tradicional.
PUBLICIDADE DIGITAL OU TRADICIONAL?
Você deve estar se perguntando se publicidade digital deve ser abandonada e a resposta é não. O ideal é ter um equilíbrio entre estratégias digitais e tradicionais.
O segredo está em entender profundamente o seu público-alvo e o patamar que sua empresa quer alcançar. Definindo isso, escolher uma estratégia digital, tradicional ou conjunta, será muito mais simples.
Se você está buscando estratégias no mundo offline, visando alcançar seu público-alvo e obter êxito em suas campanhas, pode contar com a gente aqui da BA Outdoor!
Somos especialistas em mídia exterior, como outdoors, painéis de led, busdoors, front-light entre outras formas de mídia. Fazemos parte do Grupo Intelicom, que detém a maior rede de outdoors e outras formas de mídia exterior no Brasil.
Estamos comprometidos em ajudar a sua marca a se destacar de maneira impactante e eficaz. Entre em contato!
Compartilhar: