Mídia Exterior + Tecnologia: Unindo o tradicional e a inovação
A Mídia Exterior — publicidade que encontramos nos espaços externos, também conhecida como Out of Home — evoluiu e ganhou uma ramificação: a Digital Out of Home (DOOH).
O que antes era estático, agora é dinâmico. Com vídeos, animações e interatividade, a publicidade digital externa já se faz presente no nosso dia a dia.
O SURGIMENTO DE NOVOS FORMATOS
O crescimento e a evolução da Mídia Exterior foram impulsionadas pelo crescente interesse das marcas em anunciar nesse meio. Consequentemente, esse comportamento acelerou a pesquisa e surgimento de novos formatos, incluindo cada vez mais diferentes tecnologias.
Atualmente, a maior inovação proporcionada pela Midia Digital Out Of Home é a capacidade de informar e interagir simultaneamente com o consumidor. Os painéis de LED e displays interativos são a expressão mais utilizada dessa evolução, podendo ser facilmente encontrados em shoppings, aeroportos e centros comerciais.
Mas além deles, tecnologias de ponta já estão sendo inseridas nas campanhas publicitárias de DOOH.
Internet das Coisas
Uma dessas tecnologias é a Internet das Coisas (IoT), que conecta objetos físicos à internet, tornando-as “objetos inteligentes”.
Com isso, os objetos são capazes de realizar trocas de informação com outros objetos inteligentes, dispositivos e softwares.
Em Mídia Exterior, a IoT coleta dados dos anúncios, traz insights, alimenta métricas, busca informações e dá inteligência para o modelo de anúncio.
Edge Computing
Outra tecnologia é o Edge Computing (Computação na Borda), que consiste em ter um "miniprocessador" próximo ao local onde os dados são gerados, ou seja, próximo do anúncio.
A vantagem dessa ferramenta é que comumente é usado um processador de dados longe do local de coleta, levando muito mais tempo para a análise.
Com um “miniprocessador” local, os dados serão processados rapidamente, economizando tempo e internet, permitindo uma dinâmica em tempo real para os anúncios.
AS VANTAGENS DAS INOVAÇÕES
A combinação da rapidez do Edge Computing com a inteligência da Internet das Coisas representa uma fusão ideal e marca o início de uma revolução no campo das mídias externas.
Rastreamento de movimentos e emoções
Ao integrar essas duas tecnologias, desfrutamos de várias vantagens, como a capacidade de extrair o rastreamento de movimentos e emoções.
Isso possibilita compreender o comportamento das pessoas em torno dos anúncios, fornecendo dados detalhados, como o número de visualizações diretas, a quantidade de pessoas que passaram em frente e o tempo dedicado à leitura do anúncio, entre outros.
Já pensou em identificar as reações emocionais das pessoas diante do seu anúncio? Com a IoT, isso se torna viável, permitindo a otimização do conteúdo para gerar um impacto ainda maior e personalizar a experiência do cliente.
Personalização em tempo real
Outra vantagem significativa reside na combinação dos dados agregados pela Internet das Coisas com a velocidade imposta pelo Edge Computing. Isso torna a mídia externa mais atrativa por meio da interatividade e personalização de anúncios.
Por exemplo, imagine um painel de LED em um shopping anunciando um carro. A IoT, através das câmeras, detecta instantaneamente a presença de mais crianças do que adultos ao redor. Assim, o anúncio é ajustado automaticamente, exibindo propagandas de brinquedos e aumentando as chances de atrair consumidores mais propensos à compra.
Essa abordagem pode ser aplicada a diversos setores, demonstrando a versatilidade e eficácia dessas inovações tecnológicas na publicidade em mídia exterior.
SUA EMPRESA INOVANDO
Se você busca explorar as possibilidades e inovações Mídia Exterior e DOOH, conte com a expertise da BA Outdoor.
Estamos prontos para transformar suas campanhas publicitárias, proporcionando uma abordagem dinâmica e interativa.
Entre em contato conosco para descobrir como podemos elevar a visibilidade da sua marca no mundo da publicidade externa. Juntos, vamos criar experiências memoráveis que se destacam.
Compartilhar: