Mídia Exterior no Brasil é eficaz e acessível: Entenda os motivos

Mídia Exterior no Brasil é eficaz e acessível: Entenda os motivos
20/02/2024

Quando saímos para as ruas, vemos uma nova coleção de roupas anunciada em um outdoor, a promoção daquela churrascaria em um painel de LED, um ônibus adesivado com os descontos para ingressar na faculdade, ou ainda um banner do carro do ano na banca de jornal.

Nosso cotidiano está repleto do que chamamos de mídia exterior, também conhecida como Midia Out Of Home (OOH), que é toda forma de publicidade veiculada no ambiente externo.

O uso abundante dessa forma de publicidade não é em vão. Investir em Mídia Exterior no Brasil vale muito a pena e hoje vamos te explicar o porquê.

 

MAIS CONSUMIDO PELOS BRASILEIROS

A Mídia Exterior desempenha um papel crucial na estratégia de comunicação das marcas, sendo um dos meios mais amplamente consumidos pela população brasileira.

Conforme o estudo Inside OOH 2022, conduzido pela Kantar IBOPE Media, nos últimos sete dias, 85% da população do país foi impactada pela publicidade em mídia externa.

Os principais formatos consumidos estão distribuídos em:

  • Transportes com 59%: É o caso do busdoor, taxidoor, cardoor, entre outros, que apresentam a publicidade adesivada nos seus vidros traseiros.
  • Estabelecimentos com 59%: Também chamado de indoor, estamos falando de shoppings, rodoviárias, aeroportos e estabelecimentos comerciais, nos quais se encontram anúncios em totens, TVs, banners e painéis.
  • Mobiliário urbano com 58%: inclui relógios digitais urbanos, bancas de jornal, bancos de praça, entre outros.
  • Grandes formatos com 54%: como os outdoors, front-lights (outdoors com iluminação frontal própria), painéis rodoviários, empenas (publicidade em grandes lonas nas laterais dos prédios), entre outros.
  • Outras formas de publicidade com 49%: Aqui entram as placas de esquina, o gradil, o top-sight, entre outras formas.

 

IDEAL PARA BRANDING

A mídia externa se torna parte integrante do ambiente cotidiano das pessoas, fazendo que o seu público se depare com sua marca várias vezes no dia.

Essa característica facilita na conscientização geral do branding da sua empresa, transmitindo de forma acelerada seu posicionamento, propósito e valores da sua marca.

 

ALTAMENTE PERSONALIZÁVEL

Uma das vantagens da mídia exterior é a sua alta personalização. Com uma variedade de opções de formatos, tamanhos e localizações, as empresas podem adaptar suas campanhas de acordo com seu público-alvo e objetivos específicos.

Seja em áreas de grande circulação urbana ou em locais estratégicos para segmentos demográficos específicos, a flexibilidade da mídia exterior permite que as marcas atinjam seus consumidores onde quer que estejam.

 

DESLOCAMENTO DOS BRASILEIROS

A pesquisa Inside OOH 2022 também revela que os brasileiros estão constantemente em movimento, seja a pé, em veículos próprios ou utilizando transporte público e, mesmo com o aumento do trabalho remoto, o tempo fora de casa não foi significativamente reduzido.

Segundo o estudo, 97% dos entrevistados utilizaram algum meio de transporte nos últimos sete dias, com uma média de 6 horas e 6 minutos de deslocamento por semana.

Andar a pé (67%), usar carro (53%) e transporte público (30%) foram os meios mais comuns.

Com isso é possível concluir que o elevado tempo de deslocamento dos brasileiros torna a mídia externa, incluindo a Mídia Digital Out Of Home, altamente eficaz e recomendada.

 

BAIXO CUSTO

Outra razão pela qual a mídia exterior é uma escolha popular para empresas é o seu baixo custo, especialmente quando comparado a outros meios de publicidade, como televisão, rádio ou anúncios online.

Com um investimento relativamente baixo, as marcas podem alcançar grandes audiências e manter uma presença constante ao longo do tempo, maximizando o retorno sobre o investimento.

A mídia externa ocupa a terceira posição em investimento publicitário no Brasil, conforme revelado pela pesquisa do Cenp-Meios — painel 2023 — que analisou 325 agências de publicidade no país.

Os investimentos em OOH totalizaram R$ 1,48 bilhão, se posicionando como o terceiro maior meio, ficando atrás apenas da TV aberta (R$ 6,09 bilhões) e da internet (R$ 5,69 bilhões).

Esses números destacam a relevância da mídia exterior nos investimentos publicitários brasileiros.

 

PARA EMPRESAS DE TODOS OS TAMANHOS

A acessibilidade da mídia exterior a torna uma estratégia inteligente para empresas de todos os tamanhos. Desde startups até grandes corporações, a capacidade de alcançar uma ampla gama de consumidores sem comprometer significativamente o orçamento de marketing é uma vantagem significativa.

Para sua empresa também se destacar e crescer com a mídia externa no Brasil, conte conosco na BA Outdoor!

Somos especialistas em Mídia Out Of Home e fazemos parte do Grupo Intelicom, que conta com a maior rede de pontos de outdoor e outras formas de mídia da Bahia e do Brasil.

Entre em contato conosco!

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