Curiosidades de Salvador

Curiosidades de Salvador

Quem não está em Salvador vai ter dificuldade para entender o nome das ruas e avenidas. Às vezes é difícil até para quem mora aqui. Os logradouros são conhecidos por apelidos. Em alguns casos o apelido se confunde com o nome do bairro.

Uma das mais evidentes é a Estrada Velha do Aeroporto. Sua sigla (EVA) deu nome e sucesso a banda de axé e bloco de carnaval. O nome da avenida é Aliomar Baleeiro, que homenageia o jornalista, advogado e político baiano. Construída durante a Segunda Guerra Mundial para ligar a Base Naval de Aratu ao aeroporto da cidade, ela sem dúvida é uma estrada velha do aeroporto.

A Avenida Paralela é uma das mais famosas da cidade e é assim conhecida. Ela é uma extensa avenida com sistema de outdoor bem organizado, com placas triplas e sequenciais de até seis faces. O nome é tão forte que algumas notícias de jornal local coloca o nome PARALELA como bairro: "na Avenida Luís Viana Filho, na Paralela". A Avenida Luís Viana Filho é a principal ligação entre o centro de Salvador e o Aeroporto. O nome oficial não é popular e o que "pegou" mesmo foi Avenida Paralela.

A Avenida Lafayete Coutinho é uma via urbana de Salvador curta e com uma linda visão da Baía de Todos os Santos. Ela homenageia o paraibano radicado na Bahia que foi médico catedrático da UFBA. Nela se encontram o MAM – Museu de Arte Moderna, e uma luxuosa marina. Qualquer transeunte na região conhece a Avenida Contorno. Provavelmente, nenhum conhece a Avenida Lafayete coutinho.

O médico Afrânio Peixoto dá nome a uma importante avenida de Salvador, porém poucos a conhecem pelo seu nome. A Avenida Suburbana é assim conhecida por seus moradores e por qualquer outro cidadão da cidade. É raro encontrar uma notícia de jornal que se refira a avenida por seu nome oficial.

"Avenida Mario Leal Ferreira, a Bonocô". É assim que os repórteres anunciam o nome da avenida. Só assim para o telespectador ligar um nome a outro. É uma avenida de vale muito movimentada. Suas placas de outdoor são bem disputadas. Ela é o caminho para o Estádio da Fonte Nova, que sempre se chamou Estádio Governador Otávio Mangabeira, e hoje, Arena Itaipava. Por toda sua extensão tem o metrô de superfície da cidade.  

Há apelidos óbvios, como Avenida ACM – Antonio Carlos Magalhães e Avenida Garibaldi – Anita Garibaldi, que são roteiros nobres de mídia outdoor.

De bônus, fica a Estação de Transbordo Clériston Andrade, Esstação da Lapa. É o terminal de ônibus mais conhecido da cidade e agora conta com uma estação de metrô – Estação Metrô Lapa. O nome oficial da estação não é conhecido e poucas vezes se faz referência a ele.

Estas avenidas possuem organizados sistemas de publicidade outdoor. Quando elaborar seu plano de mídia para Salvador, lembre que as ruas e avenidas costumam ter dois nomes, um oficial e outro popular. Para facilitar sua vida, consulte antes a BA Outdoor.

compartilhar

artigos relacionados

12/11/2020

Por que anunciar em mídia exterior no Sul da Bahia?

As regiões sul e centro sul da Bahia correspondem a 178 municípios. Possuem grande variedade de culturas agrícolas e diversas opções de...

+ leia mais
09/09/2020

O caminho da soja

O município de Barreiras está localizado no extremo oeste baiano. Faz fronteira com seis municípios da Bahia e dois do Tocantins. O principal...

+ leia mais
24/10/2019

Verão na Bahia. Uma grande oportunidade.

O Verão de 2019 na Bahia foi de grandes resultados. Seis milhões de turistas visitaram o estado neste período, o que representa expansão da...

+ leia mais