Curiosidades de Salvador
Quem não está em Salvador vai ter dificuldade para entender o nome das ruas e avenidas. Às vezes é difícil até para quem mora aqui. Os logradouros são conhecidos por apelidos. Em alguns casos o apelido se confunde com o nome do bairro.
Uma das mais evidentes é a Estrada Velha do Aeroporto. Sua sigla (EVA) deu nome e sucesso a banda de axé e bloco de carnaval. O nome da avenida é Aliomar Baleeiro, que homenageia o jornalista, advogado e político baiano. Construída durante a Segunda Guerra Mundial para ligar a Base Naval de Aratu ao aeroporto da cidade, ela sem dúvida é uma estrada velha do aeroporto.
A Avenida Paralela é uma das mais famosas da cidade e é assim conhecida. Ela é uma extensa avenida com sistema de outdoor bem organizado, com placas triplas e sequenciais de até seis faces. O nome é tão forte que algumas notícias de jornal local coloca o nome PARALELA como bairro: "na Avenida Luís Viana Filho, na Paralela". A Avenida Luís Viana Filho é a principal ligação entre o centro de Salvador e o Aeroporto. O nome oficial não é popular e o que "pegou" mesmo foi Avenida Paralela.
A Avenida Lafayete Coutinho é uma via urbana de Salvador curta e com uma linda visão da Baía de Todos os Santos. Ela homenageia o paraibano radicado na Bahia que foi médico catedrático da UFBA. Nela se encontram o MAM – Museu de Arte Moderna, e uma luxuosa marina. Qualquer transeunte na região conhece a Avenida Contorno. Provavelmente, nenhum conhece a Avenida Lafayete coutinho.
O médico Afrânio Peixoto dá nome a uma importante avenida de Salvador, porém poucos a conhecem pelo seu nome. A Avenida Suburbana é assim conhecida por seus moradores e por qualquer outro cidadão da cidade. É raro encontrar uma notícia de jornal que se refira a avenida por seu nome oficial.
"Avenida Mario Leal Ferreira, a Bonocô". É assim que os repórteres anunciam o nome da avenida. Só assim para o telespectador ligar um nome a outro. É uma avenida de vale muito movimentada. Suas placas de outdoor são bem disputadas. Ela é o caminho para o Estádio da Fonte Nova, que sempre se chamou Estádio Governador Otávio Mangabeira, e hoje, Arena Itaipava. Por toda sua extensão tem o metrô de superfície da cidade.
Há apelidos óbvios, como Avenida ACM – Antonio Carlos Magalhães e Avenida Garibaldi – Anita Garibaldi, que são roteiros nobres de mídia outdoor.
De bônus, fica a Estação de Transbordo Clériston Andrade, Esstação da Lapa. É o terminal de ônibus mais conhecido da cidade e agora conta com uma estação de metrô – Estação Metrô Lapa. O nome oficial da estação não é conhecido e poucas vezes se faz referência a ele.
Estas avenidas possuem organizados sistemas de publicidade outdoor. Quando elaborar seu plano de mídia para Salvador, lembre que as ruas e avenidas costumam ter dois nomes, um oficial e outro popular. Para facilitar sua vida, consulte antes a BA Outdoor.
Compartilhar: